ES   EN   PT
Clínica Aplicada
Home

Clínica Aplicada

Clínica Aplicada

Seguindo esse caminho de Serviço, muitos terapeutas formados pelo IQD realizam atividades de pesquisa e clínicas de atendimento voluntário em todo o Brasil. A maioria desses trabalhos são iniciativas pessoais dos terapeutas como uma forma de aprofundar seu aprendizado e colaborar com comunidades e projetos de sua proximidade. O IQD incentiva e valoriza essas iniciativas, mas por serem projetos independentes idealizados e conduzidos pelos próprios terapeutas, esclarecemos que o Instituto se isenta de qualquer responsabilidade pelos trabalhos realizados.

 

Conheça abaixo alguns dos projetos:

ONG Alquimia

 

Desde 2013, semanalmente, é realizada a clínica voluntária na ONG Alquimia, localizada na Zona Sul em São Paulo e mantida pela Escola Waldorf, atendendo cerca de 90 crianças, além de professores e funcionários da instituição com a terapia. Atualmente, esse atendimento é mantido pelas terapeutas Sonia Cunha, Ana Cristina Barella, Meire Vieira, Adriana Bandeira de Mello e Joana Curado.

Projeto ICESP 2016

ICESP  

 

Em 2016, iniciou-se um projeto de voluntariado de atendimento clínico dos funcionários do ICESP (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo), conduzido pela coordenadora / terapeuta Isis Calió e com os voluntários / terapeutas Paulo Filipe, Ana Cristina Barella, Adriana Bandiera de Mello, Emme Ghazzaoui, Denise Lopes e Flávia Ambrosetti, que juntos já realizaram mais de 800 atendimentos no Instituto. Para saber mais sobre esse projeto: https://projetointegraicesp.wordpress.com

Instituto de Infectologia Emílio Ribas – SES/SP

 

Em 2016, foi aprovado projeto de pesquisa sobre práticas integrativas e estresse em PVHA (Pessoas Vivendo com HIV Aids) no Instituto de Infectologia Emílio Ribas. A pesquisa faz parte do Núcledo de Medicina Integrativa Emílio Ribas (NUMIER), sendo os participantes pacientes em seguimento ambulatorial no Instituto. Em 2017, iniciou-se a pesquisa, tendo a participação da professora e diretora do IQD Aziza Lurica Noguchi e das terapeutas Maria Lúcia Hares Fongaro, Simone Caldeira e Claudia Kamei.

Projeto Esperança Ipiranga

 

A OSSE – Obra Social Santa Edwiges atende a população da comunidade de Heliópolis/SP e um de seus projetos é o Esperança Ipiranga, que oferece atendimento com o objetivo de trazer equilíbrio bio-psico-social às pessoas que vivem e convivem com HIV/AIDS desta comunidade. Semanalmente, o terapeuta Cássio Marchetti realiza cerca de 25 atendimentos com a terapia no projeto, em conjunto com outros terapeutas de abordagens terapêuticas integrativas.

 

 

Associação Marly Cury

 

Neste abrigo em São Paulo, residem cerca de 20 crianças e adolescentes entre 3 a 18 anos em situação de risco e vulnerabilidade social. Desde 2017, as terapeutas Tatiana Barossi, Maria Helena Guimarães Pereira e Horminda Donadel realizam o atendimento clínico voluntário semanal às crianças e adolescentes, e também aos funcionários da instituição.

 

 

Projeto Amanhecer

 

O Projeto Amanhecer foi criado em 1996, pela professora Dra. Enfermeira Beatriz Beduschi Capella, com o objetivo de atender com práticas integrativas e complementares os trabalhadores de enfermagem do Hospital Universitário da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. A partir de 2004 os atendimentos foram estendidos a toda a comunidade universitária. A terapeuta Andréa Castello Branco atuou de forma voluntária no Projeto de 2013 a 2016 – atendendo inicialmente a comunidade acadêmica (Professores, Servidores, Alunos) da Universidade e posteriormente pacientes do Hospital Universitário em tratamento quimioterápico para diversos tipos de leucemia. Nesse período, a terapia foi também usada como cuidado paliativo, em alguns casos clínicos sem possibilidades terapêuticas de cura proporcionando conforto físico e emocional nesse momento especial da vida.

Associação Ita Wegman

 

A Associação Ita Wegman é uma entidade sem fins lucrativos que atende crianças, jovens e adultos com deficiências e/ou situação de vulnerabilidade social em Curitiba/PR. Em 2015, as terapeutas Cristina Barakha, Marisol Aimée Valente e Giselda da Piedade iniciaram o atendimento clínico voluntário semanalmente nesta instituição. E em 2016, os terapeutas Maialu Garcia e Marcelo Miguel Pereira se somaram ao grupo, para oferecer os atendimentos aos alunos e professores da instituição. Para saber mais sobre a Associação Ita Wegman: www.itawegman.org.br

Clínica supervisionada durante a formação

 

Alunos do IQD também realizam atendimento clínico supervisionado, que acontecem sempre no último dia de aula de alguns módulos da formação. Normalmente, os próprios alunos convidam familiares, amigos e conhecidos para receber uma sessão gratuita nesse dia. Além de poderem colocar em prática e treinar o que aprenderam durante o curso, é uma ótima oportunidade de iniciar esse caminho de Serviço e levar os benefícios da terapia para quem está próximo.

Clinica supervisionada.001

Parabéns a todos os envolvidos! Que possamos continuar sempre juntos, no caminho do Serviço, do Amor, da Saúde!